sábado, dezembro 03, 2005

A DEFICIÊNCIA EFICIENTE


Foi emocionante ver o exemplo do adolescente de 16 anos, Paulo Santos ser homenageado na Câmara Federal por ter ganho um prêmio de matemática realizado pelo Ministério da Educação neste mês de novembro. Paulo ficou cego aos 12 anos de idade e também é surdo de um ouvido.Além de deficiente físico, sofre de uma doença degenerativa, mas luta pela vida de uma maneira eficiente, mostrando que suas deficiências não foram capazes de impedir que o mesmo concorresse com alunos do segundo grau, aparentemente normais e fosse o escolhido entre tantos mil.


Ali fiquei observando seu jeitinho doce, sua professora foi entrevistada por mim e perguntei como era Paulo na sala de aula, ela me falava que era um dos alunos mais brilhantes que ela já teve. Na sala , ele é atento a tudo que ela o ensina e mesmo ouvindo pouco e cego, ele consegue assimilar rápido a matéria com sua força de vontade. Em entrevista ao Correio Brasiliense, ele afirma que muitos pensam que ele é um coitadinho, só porque não enxerga e nem escuta direito e nem anda, mas ele diz que consegue superar tudo isto e diz que vai vencer na vida e que é capaz. Fiquei pensando, quantos entram em depressão, se sentem inúteis por tão pouco e não se esforçam pela vida com tanta fé.


Na oportunidade, nesta quinta, dia 02, também presenciei o ator que também é deficiente visual, Gabriel, personagem da novela da Globo, América mostrar seu talento e garra para viver, através da música deu o seu recado, cantou a música Marina, homenageando Dorival Caymmi e um samba. Não pode enxergar fisicamente o mundo, mas enxerga a vida com a alma. O ator Marcos Frota estava presente também para falar que o personagem Jatobá deu a ele, uma nova visão de vida, o fez superar suas dores e o motivou para a vida. Entre os políticos presentes, estava o deputado Leonardo Matos que é deficiente físico e falou sobre o apoio de projetos para democratizar os ambientes para quê o deficiente tenha seu espaço respeitado e mostre que pode trabalhar, realizar sonhos, viver normalmente entre as pessoas, superando suas deficiências com dignidade.


A maior deficiência, é a falta de amor da sociedade quando passa e não pára para respeitar os deficientes no trânsito, nas ruas da vida. Sem ao menos sentir que são os piores deficientes pois vêem , mas não enxergam a vida com amor, andam, mas não sabem para onde vão, correm e não sabem onde vão parar...vivem ou apenas sobrevivem, pois não têm sentido para viver, não amam o semelhante. Esta sim é a pior deficiência, é necessário uma cura na alma para enxergarmos o outro com mais amor...Viver é preciso, ajudar os outros é um motivo para viver.Todos temos deficiências, vivemos em um mundo cheio de desigualdades sociais brutais, diferenças de pensamentos, mas que aprendamos a respeitar as diferenças e as deficiências nossas e alheias para construirmos um mundo melhor...